MOÇAMBIQUE – Praia Nova (Sofala)

As praias da cidade da Beira, apesar de limpas, apresentam por vezes a água turva, dependendo das variações da maré. Deve-se aos rios que desaguam na sua foz, trazendo águas “barrentas” do interior da Savana. São sobretudo o Pungué e o Buzi.

Para descobrir as praias fascinantes do Indico, nas proximidades da cidade, é necessário percorrer alguns km por uma picada, nem sempre em bom estado, em direção ao norte. Foi assim que descobrimos a Praia Nova. O caminho apresenta algumas barreiras naturais, sendo a principal o rio Savane, que em tempos de chuva aumenta o caudal e a população de crocodilos, impossibilitando a sua travessia. Foi por essa razão que iniciaram a reconstrução de uma ponte que facilitará o acesso. Esta obra “eterna”, nunca mais finalizada,  já obrigou o retrocesso de muitos convencidos de pisar o seu novo tabuleiro. Implicação: só na época seca, se consegue disfrutar deste paraíso, ainda desconhecido.

No final da picada, o acesso a esta praia implica percorrer alguns km em areia fina e quase movediça, obrigando á diminuição da pressão dos pneus e ao seu inverso na partida.

Foram várias as idas a este local tranquilo e paradisíaco, longe dos barulhos da cidade e da confusão do trânsito. De início sozinhos, acampando entre as dunas, depois com amigos, rapidamente se tornou um local de bons fins-de-semana em boa companhia, com campismo e boas conversas na escuridão da noite. As características das marés proporcionam um bom palco para os aprendizes de kite (Pablo) com um instrutor á altura (Alex).

Tentando preservar a imponência de algumas dunas, o percurso de 4×4 pela praia (atividade preferida do Dennis) até ao antigo farol em ruinas, de onde a vista para a savana ou o mar é extensa e fabulosa, passa por um pequeno aglomerado de pescadores, a maioria vindos de Quelimane que aí aplicam as práticas da pesca com rede, desde pequenas canoas de madeira.

Houve um momento de grande susto e fadiga, pelo desafio das forças da natureza, que marca na memória a Praia Nova, tanto como todos aqueles fabulosos momentos de relaxamento e descontração.

E as variações da paisagem deste local, provocadas pelas diferentes forças das marés torna cada viagem diferente da anterior, e faz querer voltar!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s