A consulta do viajante é sempre essencial nos preparativos de uma viagem deste calibre.
Trata-se de uma consulta realizada por médicos especializados em Medicina de Viagens, que tem como objectivo essencial o aconselhamento de medidas preventivas durante o tempo de viagem e após o regresso.
Preocupamo-nos em realizar esta consulta no Hospital de São João no Porto, para completar a vacinação necessária e reforçar medidas preventivas.
Da lista de vacinas disponíveis, aquela que poderá ser exigida á entrada de certos países Africanos é a vacina contra a Febre-amarela.
Algumas das vacinas necessárias, ou recomendadas para a nossa viagem estavam ainda actualizadas relativamente a viagens prévias, pelo que foi apenas necessário a vacinação contra a Raiva.
Assim, as vacinas actualizadas nos nossos Boletins são:
Febre-amarela;
Hepatite A;
Hepatite B;
Febre Tifóide;
Tétano;
Poliomielite;
Meningite Meningocócica;
Difteria;
Raiva.
Um aspecto essencial da Consulta do Viajante numa viagem por África é a prevenção da Malária. Tratando-se provavelmente da doença tropical mais frequente e grave, são essencial as medidas preventivas necessárias.
Optámos pela profilaxia com Mefloquina (Mephaquin®). No entanto, dados os efeitos laterais possíveis também consideramos a profilaxia com Atavaquona/Proguanilo (Malarone®).
Mas não só a terapêutica profilática é eficaz. Estamos também atentos a medidas preventivas simples para evitar a picada de mosquitos, como o uso de repelente de insectos com DEET e de rede mosquiteira impregnada com Permetrina.